10 Curiosidades sobre a imigração japonesa no Brasil
Em 2018, completam-se 110anos de imigração japonesa no Brasil. Por isso, o blog da Margel traz uma homenagem à data e listamos também algumas curiosidades sobre esta parte da história do país. Confira a seguir fatos curiosos sobre a história da imigração japonesa em terras brasileiras. 1 - O acordo de imigração se deu graças ao Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, assinado no dia 11 de maio de 1895. 2 - No dia 18 de junho de 1908, chega ao porto de Santos o primeiro navio de imigrantes japoneses, com 781 pessoas a bordo – 165 famílias com 733 pessoas e mais 48 solteiros. O navio Kasato-maru partiu do porto de Kobe no Japão no dia 28 de abril do mesmo ano.
3 - Vieram ao Brasil cerca de 250 mil imigrantes japoneses, de 1908 até o fim da década de 1970, e a maior parte era de agricultores. 4 - A principal atividade era o cultivo de café, além do bicho-de-seda e chá preto, que foram introduzidos pelos imigrantes japoneses. 5 - As maiores concentrações de japoneses estavam nas regiões central, norte e oeste do Estado de São Paulo, e depois no Paraná e Mato Grosso do Sul. 6 - Marília, Tupã, Bastos e Registro em São Paulo; Londrina e Maringá no Paraná; e Dourados no Mato Grosso do Sul são cidades que cresceram em torno da presença dos japoneses. 7 - Na década de 1940, existiu um movimento de urbanização crescente nos arredores da cidade de São Paulo, para onde inúmeras famílias se deslocaram à procura de terras. 8 - Outros navios que trouxeram levas de imigrantes japoneses foram o Ryojun-maru, Kanagawa-maru, Itsukushima-maru, Unkai-maru, Wakasa-maru, Teikoku-maru, Kawachi-maru, Seatle-maru, Hawai-maru, Sanuki-maru, Hakata-maru, Kamakura-maru, Manila-maru e Bingo-maru.
9 - Os imigrantes japoneses vieram ao Brasil também via aérea, não só a bordo de navios. 10 - O consulado-geral do Japão em São Paulo foi instalado oficialmente no dia 14 de julho de 1915.
Fonte: Guia da Cultura Japonesa (Editora JBC) e Cronologia da Imigração Japonesa no Brasil – Edição aumentada da obra elaborada por Tomoo Handa (Centro de Estudos Nipo-Brasileiros) (texto - https://321-viajando.com/2016/06/25/curiosidades-imigracao-japonesa-brasil/)