Dia Mundial da Fotografia. 19 de Agosto
Dia Mundial da Fotografia. Foi no dia 19 de agosto de 1839 que a Acadêmia Francesa de Ciências anunciou ao mundo o Daguerreótipo, a primeira câmera fotográfica funcional do mundo.
O equipamento foi criado por Louis Daguerre em 1837 tendo como base as descobertas de Joseph Niépce que havia conseguido, em 1826, registrar a primeira imagem permanente em um processo que ele chamava de Heliografia.
Niépce morreu em 1833, antes do lançamento da invenção que mudaria o mundo. Daguerre, em um ato de bondade (ou de muita esperteza) cedeu a patente da câmera para o governo francês (em troca de uma pensão vitalícia) que, por sua vez, tornou o processo de domínio público.
Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia
Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.